Vender

Imobipera.


O compromisso que a equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão assume com os meus proprietários:



• Elaboração de um Estudo de mercado que defina com rigor o preço adequado para o seu imóvel

• Elaboração de um Plano Marketing específico para venda de sua propriedade

• Informação constante (sobre a zona envolvente, propriedades vendidas, em venda, visitas efectuadas, propostas, feed-back dos compradores, informação sobre todo o processo de mediação e respectiva documentação,…)

Acompanhamento de todo o processo até há realização de escritura e apoio pós-venda na burocracia e adaptação à nova realidade
.

Documentos Obrigatórios para o dia da escritura. Quais são?

Após o comprador e vendedor assinarem um Contrato de Promessa de Compra e Venda de um Imóvel que inclui as condições acordadas, como o preço, condições de pagamento e data de conclusão, é obrigatório reunir a seguinte documentação para a que todo o Processo de Venda do Imóvel se desenvolva sem atrasos, de modo a não inviabilizar o negócio:


-Caderneta Predial - É um documento emitido pela Repartição de Finanças no qual consta o artigo do imóvel, as áreas, localização, confrontações e o valor patrimonial do imóvel

-Certidão de Teor - Este documento é emitido pela Conservatória do Registo Predial no qual consta o nome do proprietário, mostra o historial do imóvel, quem tem direitos sobre o imóvel e se existem eventuais onus, encargos, hipotecas ou penhora sobre o imóvel

-Licença de Habitabilidade ou de Construção - Estes documentos são emitidos pela Câmara Municipal. No caso de licença de habitabilidade, esta mostra que a propriedade foi construída de acordo com as plantas e poderá ser legalmente habitada. A licença de construção válida mostra que o imóvel poderá ser construído de acordo com as plantas

-Ficha Técnica de Habitação - É providenciada pelo construtor e nela consta detalhes do construtor, técnicos, materiais utilizados na construção, fornecedores e todos os detalhes do imóvel

-Plantas do Imóvel - Este documento é emitido pela Câmara Municipal, sempre que comprar um imóvel deve sempre ser facultado uma cópia para verificar se o imóvel encontra-se em conformidade com as actuais plantas
Número de Contribuinte - Emitido pela Repartição de Finanças, e todos os compradores precisam de obter um número antes de comprarem um imóvel

-Peritagem - Um levantamento estrutural não é uma exigência legal mas se tiver algumas dúvidas sobre a estrutura do seu futuro imóvel deve pedir a um perito para examinar o imóvel

-Certificação Energética - Desde 1 de Janeiro de 2009, e segundo o Decreto-Lei nº 78/2006, todas as casas e edifícios para venda (ou arrendamento), novos ou usados, são obrigados a obter um certificado de eficiência energética. Este pretende tabelar de A-G cada imóvel (ou edifício), sendo o A o mais energeticamente eficiente o G o menos e é válido durante 10 anos. O proprietário que não o possuir no momento da escritura, estará sujeito a coimas entre os 250€ e os 3.740,98 euros.

-IMT - Imposto Municipal Sobre Transmissões Onerosas - É um imposto que deverá ser pago na Repartição de Finanças (antes da conclusão da compra), que é calculado sobre o valor do imóvel e também varia entre primeira habitação e segunda habitação. 


A equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão, por força da sua experiência, profissionalismo e sucesso no ramo imobiliário, dispõe de contratos privilegiados com diversas entidades e empresas especializadas para a obtenção facilitada dos Documentos Obrigatórios supracitados.


 Algumas dicas para Vender o seu Imóvel, 5 Pontos-Chave


1- Aposte na Primeira Impressão

Estudos demonstram que um comprador forma a sua opinião sobre um imóvel nos primeiros 90 segundos da sua visita. Para além do estado geral do imóvel, existem ainda pormenores que poderão ajudar a melhorar essa primeira impressão. É, por isso, determinante tornar a casa o mais agradável possível para o comprador: o cheiro, a limpeza, a arrumação do espaço, o estado de conservação ou a luminosidade, são detalhes que fazem toda a diferença. Neste contexto, a experiência dos nossos agentes será uma mais-valia, pois somos conhecedores de técnicas de home staging que permitem preparar um imóvel de forma a torná-lo mais atraente para os potenciais compradores. Segundo alguns estudos norte-americanos, imóveis que foram previamente preparados com esta técnica foram vendidos, em média, duas vezes mais rápido.

 

2- Fixe o Preço Certo

Grande parte dos proprietários atribui histórias e vivências pessoais ao seu imóvel, com tendência a sobrevalorizar questões afetivas. Ao entrar no mercado a um preço deslocado da realidade, o imóvel está à partida condicionado a esperar mais tempo por um comprador que venha ao seu encontro. Por outro lado, pedir um preço baixo pode ser contraproducente, porque pode suscitar a desconfiança de quem compra em relação à segurança do negócio. Assim sendo, para evitar dissabores, deve esforçar-se por estabelecer um "preço justo". Ou seja, um valor que seja bom para si, mas que o ajude a encontrar o comprador certo. Para tal a equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão, garante o apoio de profissionais que serão capazes de aconselhá-lo sobre o preço de mercado actual da sua propriedade.


3-Conte com Agentes Imobiliários Licenciado

É altamente recomendável que venda o seu imóvel através de um Agente Imobiliário Licenciado ou uma equipa  como  Hugo Rosário & Tânia Estêvão, já que temos o conhecimento da evolução do mercado e a experiência de venda. Recorrer ao serviço das imobiliárias tem um custo simbólico acrescido, já que implica o pagamento de uma comissão. No entanto, com a ajuda de profissionais, poderá acelerar e potenciar o processo de venda. Se há alguns anos, num contexto em que a procura era maior do que a oferta, facilmente se conseguia encontrar comprador para um imóvel, hoje em dia já não basta pôr uma "placa à janela". As imobiliárias têm ferramentas que os particulares não possuem em termos de divulgação e promoção, e serviços complementares que o ajudarão neste processo. Um agente irá ajudá-lo a optimizar o preço de venda, a preparar o seu imóvel para as visitas de potenciais compradores, e a maximizar a exposição do imóvel no mercado.

Ainda mais porque quem deseja comprar um imóvel, geralmente recorre a agentes imobiliários licenciados pois só estes dispõem de um grande banco de dados (milhares de pessoas visitam o nosso site e redes socias diariamente). Realçamos ainda que ao escolher a equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão, garantimos que estará assegurado contra conflitos e irregularidades que possam surgir durante qualquer Processo de Venda.

 

4- Recorra a Apoio Jurídico

É também imperativo contar com a ajuda de um advogado imobiliário, que possa atuar legalmente em seu nome. Este profissional irá elaborar a Procuração que é assinada em cartório e, posteriormente registada. Este documento, confere ao seu representante legal a autorização para venda e desenvolvimento do negócio em seu nome. Neste sentido, a equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão, recomenda-lhe os advogados (multilingues) com anos de experiência na venda de propriedade em Portugal, e mais particularmente no Algarve.

 

5- Opte por uma Boa Estratégia de Marketing

Este é um elemento fundamental para que qualquer venda de um imóvel tenha sucesso. Neste sentido, a equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão é experiente e credenciada e que sabe exactamente onde anunciar o seu imóvel, a fim de obter o máximo de atenção dos potenciais compradores. Devido à nossa forte presença on-line, semanalmente somos visitados por milhares de potências compradores, pois potenciamos imóveis em portais nacionais e internacionais de referência. Fisicamente, estamos ainda muito bem localizados com lojas bem posicionadas em vários pontos no Algarve.

 

6- Torne seu Imóvel Apelativo

A preparação é a chave para a concretizar a venda! Um erro comum e que diversos especialistas referem é a constante tendência da não preparação dos imóveis, antes de os colocar no mercado. A forma como os apresentam a potenciais compradores, pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso total. Os compradores tendem a avaliar as casas pelo esforço necessário para se mudarem. Quanto menos tiverem que despender para habitar no imóvel, maior será o valor que estarão dispostos a pagar por ele. Bastam pequenas obras para tornar o imóvel mais apelativo. Aliás, é conveniente não exagerar neste tipo de intervenções porque pode suscitar, no potencial comprador, a dúvida de existirem problemas "camuflados" que possam obrigar a gastos futuros. Trate o seu imóvel como um produto e aposte na sua imagem. Recorra a fotografias ou vídeos da casa, realçando sempre as melhores áreas e vistas. A nossa equipa de Marketing terá o prazer em intervir neste processo e ajudá-lo a exaltar as melhores características do seu imóvel.

 

7- Única Oportunidade

"Não existe uma segunda oportunidade, para causar uma primeira boa impressão"

Preparação é a chave para a concretizar a venda! Um erro que os especialistas consideram que muitos tendem a cometer é não preparar a casa antes de a colocar no mercado. A forma como se apresenta o imóvel a potenciais compradores pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso total. Os compradores tendem a avaliar as casas pelo esforço necessário para se mudarem. Quanto menos tiverem que despender para habitar na casa, maior será o valor que estão dispostos a pagar. Bastam pequenas obras para tornar a casa mais apelativa. Aliás, é conveniente não exagerar neste tipo de intervenções porque pode suscitar, no potencial comprador, a dúvida de existirem problemas "escondidos" que possam obrigar a gastos posteriores. Trate a sua casa como um produto e aposte na imagem. Recorra a fotografias ou vídeos da casa e realce as melhores áreas. A nossa equipa de Marketing terá o prazer em intervir neste processo e exaltar as melhores características do seu imóvel.

Um exterior cuidado torna-se um convite para que o potencial comprador decida dar uma olhadela aos interiores. Comece por aparar as plantas e arbustos, e tratar da limpeza dos jardins e espaços envolventes. Se o telhado tem telhas danificadas, substituí-las vale a pena. A varanda e a garagem devem estar organizadas e limpas. Organize os itens armazenados de forma adequada. Esfregue as janelas, a caixa de correio, as calhas e tenha as portas limpas. Finalmente, proteja todos os toldos soltos e persianas. Repare tudo o que possa retirar o encanto ao seu imóvel.

No interior do imóvel existem várias coisas que podem ser feitas para abrilhantar a decoração da sua casa sem gastar uma fortuna. Duas áreas em que potenciais compradores estarão particularmente preocupados são a casa de banho e a cozinha, pois qualquer dano ou reparo necessário nestas partes da casa pode gerar gastos elevados. Comece certificando-se de que ambas as áreas estão limpas. Pinte os armários da cozinha e substituía interruptores danificados, e bancadas gastas. Se houver qualquer sinal de infiltração, problemas de canalizações ou de pavimentação na cozinha ou casa de banho; chame um profissional e corrija-os antes do potencial comprador visitar o seu imóvel.

Organize e remova todos os itens desnecessários de outras áreas de sua propriedade. Deve considerar, se possível, alugar um espaço de armazenamento ou retirar o excesso de mobília para as divisões mais espaçosas. O objetivo é dar amplitude as divisões do seu imóvel. Organize os armários para demonstrar a quantidade de espaço de arrumação que o comprador dispõe. Deve arrumar a casa o melhor possível sempre que alguém a visita para destacar as qualidades de sua propriedade.

Toda a casa deve ser bem iluminada e arejada. Para tal mantenha as luzes acesas e as cortinas e janelas abertas. Isso também vai ajudar a maximizar a luz natural. Se as paredes estiverem necessitarem de um refresh, considere uma pintura em uma escolha cores leves e neutras. No exterior opte pelo branco, beige ou amarelo claro, e no interior pelo branco, branco sujo ou cores pastel. 


A equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão,  deu-lhe a conhecer todo o Processo de Venda de Imóveis em Portugal:


Venda com a equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão

Processo de Venda

Documentos Obrigatórios

Dicas para Potenciar a Venda do seu Imóvel

 


 Encontramos-nos totalmente disponíveis para o ajudar.

Se necessitar de mais informações, não hesite em nos contatar.

Escolha uma equipa profissional e experiente, escolha a equipa Hugo Rosário & Tânia Estêvão